sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nosso País

Brasil é um país muito novo e sua população cresceu significativamente nas últimas décadas, alcançando hoje quase 195 milhões de habitantes. É fato e claro a evolução e colocação importante entre os demais países de primeiro mundo. Nosso poder aquisitivo tem aumentado muito, os governos se orgulham da atual realidade.        Mas é mister salientar que nossa educação, nossos sistemas de ensino, público, privado, nos ensino fundamental, médio e superior continuam estagnados em uma realidade nada atraente. Os próprios docentes responsáveis pela primeira educação de nossas crianças recebem péssima formação e orientação para atuarem em sala de aula. A escola se torna em inúmeras vezes, dispositivo de censura, pré-conceito e vários tipos de racismo, além de não contribuir a interação social das diferentes classes que se encontram na escola.
 Como é possível estarmos em últimos nos rankings internacionais de ensino e mais de 90% dos professores e pais aprovarem dizendo que nosso sistema de ensino é suficiente? Já ouvi muito nas conversas em bares sobre o governo manter essa realidade para manter a massa populacional sempre controlada, sem reagir às patifarias que os governos insistem em fazer. Um governo reflete sua população. Nós estamos muito acomodados com essas patifarias do governo. Nas civilizações mais evoluídas como vários países europeus eles vão às ruas reivindicar seus direitos e insatisfações. Nos estádios fica clara a diferença de posturas, reparem só, eles ficam a apenas alguns metros do campo e dos jogadores, aqui se não tiver tela de proteção...
Enfim, por hora gostaria de levantar um exercício de reflexão, com esses pensamentos meio soltos e desorganizados, para atentarmos mais sobre a educação que nossos jovens tem recebido. Boa educação acompanhada com dispositivos que estimulem a socialização, como esportes e arte, contribuem para a promoção de futuro digno, longe das drogas e das pertubações mentais, que cada vez mais se tornam presentes em nosso país maravilhoso e carnavalesco.

0 comentários:

Postar um comentário